(11) 3664 3202
Imprensa

Review: Android NewLink para TV 101

Data
Fevereiro de 2014

Matéria
O adaptador Android NewLink é um aparelho que leva o sistema móvel do Google para a sua TV ou monitor. Uma vez conectado na entrada HDMI e também ligado em uma porta USB ou em uma tomada, o acessório já inicializa automaticamente o sistema na sua televisão. Essencialmente, o que ele faz é transformar o seu televisor comum em uma espécie de smart TV.

Com esse dispositivo, é possível dar funções inteligentes para a sua TV, como rodar aplicativos como Netflix, YouTube e os demais disponíveis na Google Play. No entanto, há uma limitação em termos de hardware: a configuração do dispositivo é semelhante à de um smartphone de entrada, portanto, aplicativos pesados, como jogos, serão executados com certa lentidão. Vale ressaltar que não é possível fazer ligações por meio desse aparelho.

O aparelho tem memória RAM de 512 MB, armazenamento de 4 GB, expansível via microSD e processador RK2928 Cortex-A9 com velocidade máxima de 1,2 GHz. Ele é relativamente pequeno, com as seguintes dimensões: 8,2 x 2,65 x 1,38 cm (LxAxP).

A tela inicial do aparelho é bastante simples e intuitiva, com quatro ícones: configuração - para configurar o aparelho; navegador - navegação na web; Explorer – que serve para visualizar pastas do cartão microSD e também da memória interna do aparelho; e o chamado eHomeMediaCenter, que permite a navegação pelos servidores de mídia da rede Wi-Fi ou do próprio aparelho. Há também um relógio de ponteiro e um fundo interativo já configurado. O sistema Android é do aparelho da Newlink roda Android Jelly Bean 4.2.2.

Desde que a sua TV ou monitor tenha porta HDMI, é possível usar o dispositivo da Newlink. Se não houver uma saída USB no seu televisor, é importante lembrar que o acessório pode ser alimentado por energia elétrica, em uma tomada. É um bom produto para tornar mais inteligente a sua TV que não tem acesso nativo a aplicativos de transmissão de vídeos, por exemplo.

Para usar o produto, é necessário contar com teclado e mouse USB (não inclusos no pacote), já que todos os controles são feitos por meio deles. A ideia é que o aparelho fique ligado na tomada e seja mouse e teclado sejam conectados a um hub USB. O teclado, entretanto, vem configurado no padrão americano. Mas o aparelho reconheceu um adaptador para teclado e mouse sem fios (2,4GHz). É o primeiro do gênero que passa pelo INFOlab a ter este recurso.

Também é possível controlar algumas funções do dispositivo com um aplicativo para Android chamado Smart Phone Remote, oferecido gratuitamente na Google Play.Não há versão do app para iOS.

O adaptador Android Newlink reconheceu os seguintes formatos de vídeo: DivX, MKV, MPEG4, RMVB em 720p e MOV em 1080p. Infelizmente o reprodutor padrão do aparelho não carregou legendas embutidas, elas precisam estar de fato inseridas nos vídeos. Já para músicas, a compatibilidade é com MP3, WAV, FLAC, AAC, MIDI, OGG e AGR. Vale lembrar que a compatibilidade de mídia pode ser estendida se você instalar outro reprodutor, como o VLC.

Existe também uma barra com os principais ícones: voltar, home, aplicativos executados no momento, volume, desligar e por último um botão que minimiza esta própria barra.

Nas configurações uma opção chamada HDMI e é através dela que determinamos o zoom da tela como um todo. Se achar que a tela está muito próxima, então apenas diminua o zoom.

O Adaptador Android USB é um aparelho voltado para quem quer rodar o sistema móvel do Google em uma tela grande para jogar games ou para tornar a sua TV mais inteligente. No entanto, ela exige alguns conhecimentos específicos para um uso realmente satisfatório, como ligar um controle USB para jogar games no aparelho — atividade que requer a instalação de um driver específico do produto, bem como a configuração dos botões, já que a interface do Android é otimizada para telas sensíveis ao toque.

Entretanto, o valor do produto é mais baixo do que o do console Oyua, que também roda Android na TV, e que a central de mídia da Gradiente. Sendo assim, quem estiver disposto a configurar o aparelho da Newlink de uma forma agradável pode ver o produto como uma boa opção de compra.

Fonte
Portal Info.com

Visualizar em pdf

MARCAS DO GRUPO NEWEX

CONECTE-SE